Brasil
A presidenta Dilma Rousseff chegou à Esplanada dos Ministérios no Rolls-Royce da Presidência da República por volta das 9 horas para acompanhar o desfile ao lado de autoridades como o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim. Estiveram presentes autoridades civis e representantes das Forças Armadas.
Após autorização da presidenta, foram executados Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência pela Fanfarra do 1° Regimento da Cavalaria de Guarda dos Dragões da Independênc O desfile foi dividido em duas partes. A primeira parte da apresentação é dedicada ao desfile cívico-escolar. Alunos das escolas do Distrito Federal apresentaram a influência das culturas indígena, europeia e africana no Brasil. Participaram cerca de 1.200 estudantes do fundamental e médio, de 12 a 17 anos.
Em seguida, foi apresentado o desfile cívico-militar. Nesse segundo momento, Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do DF e Força Nacional de Segurança Pública se apresentam. Também estiveram presentes tropas motorizadas, mecanizadas e blindados, além de grupamentos como a Brigada de Infantaria Paraquedistas, a Ordem Unida dos Granadeiros e o Batalhão da Guarda Presidencial.
Para acomodar as mais de 30 mil esperadas para o público, foram instaladas arquibancadas com capacidade para 22 mil pessoas sentadas ao longo do percurso de 2 quilômetros na Esplanada dos Ministérios. Postos para atendimento de saúde foram disponibilizados ao público.
>> Confira fotos do Desfile do Dia da Independência na página do Palácio do Planalto no