brasil
CAMPUS PETROLINA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
RICHARDSON PEREIRA FREIRE DE SIQUEIRA
JULYEMERSON GOMES DOS SANTOS
O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS.
PETROLINA
SETEMBRO DE 2013
PLANEJAMENTO: é o processo que busca organizar entre meios e fins, ideias visando ao melhor funcionamento de qualquer estabelecimento. Divide-se em planejar, em sentido amplo: que tem o intuito de achar solução para um problema, planejamento; educacional: traça caminhos e maneiras adequadas para se chegar à um ponto almejado; planejamento curricular: é o processo de tomadas de decisões sobre a dinâmica da ação escolar; planejamento de ensino: decisões sobre as ações concretas dos professores; outros tópicos como planejamento escolar, planejamento político-social e planejamento operacional conclui o tema. Plano: O plano é um documento que registra as vertentes do "fazer", todos os caminhos de execução do mesmo levam as decisões tomadas relativas à ação a realizar.
Plano Nacional de Educação: É o reflexo de toda a política educacional de um povo, a médio ou curto prazo.
Plano Escolar: É o documento onde fica o registro dos resultados do planejamento da educação escolar. Faz a ligação entre o projeto pedagógico da escola com os planos de ensino.
Plano de curso: É a organização das matérias a serem ensinadas e desenvolvidas a fim de sistematizar o trabalho do professor em determinada disciplina.
Plano de ensino: Se diferencia por situa-se em um nível mais concreto que os outros planos. É um plano de disciplinas, unidades e experiências propostas pela escola e integrantes.
PROJETO: É uma parte do produto do planejamento onde são registradas as decisões de propostas para o futuro. Projetar, é criar a ideia do movimento, da mudança.
Projeto Pedagógico: Visa a ajudar de modo sistematizado a enfrentar os desafios do cotidiano escolar.
Projeto