Brasil
Curso: Beleza, Estética e Imagem Pessoal Profª: Simone Falcão
Membrana Plasmática
Transporte de substâncias por meio da membrana plasmática
No item anterior, observamos a permeabilidade das membranas celulares e verificamos que as substâncias atravessam a membrana plasmática por transporte passivo ou ativo e ingressam na célula. As macromoléculas e as partículas entram por meio de um mecanismo completamente diferente, denominado Endocitose. De acordo com o tamanho e as propriedades físicas do material que vai ser incorporado, esse mecanismo é denominado fagocitose ou pinocitose. A Exocitose corresponde ao processo inverso da endocitose, em que ocorre a eliminação de partículas da célula.
1. Endocitose: Processo de transporte de partículas por meio da membrana plasmática, através da formação de vesículas membranosas, contendo o material englobado, do meio extracelular para o meio intracelular.
Dependendo do tamanho e das propriedades do material que vai sendo incorporado, distinguimos dois mecanismos:
1.1. Fagocitose: Corresponde ao processo de englobamento de grandes partículas em que a célula emite expansões citoplasmáticas que envolvem a partícula a ser englobada, formando-se uma vesícula membranosa, que se desprende da membrana e passa a circular no citoplasma, denominando-se fagossomo. São poucas as células que realizam este transporte; entre elas se destacam os protozoários, que utilizam esse processo em sua alimentação. Alguns tipos de células animais fazem fagocitose, como é o caso dos macrófagos e dos neutrófilos (fazem defesa fagocitando ativamente invasores, digerindo-os e eliminando-os).
1.2. Pinocitose: Corresponde ao processo de englobamento de líquidos e pequenas partículas que ocorre em todas as células. Durante este processo, a membrana plasmática aprofunda-se no citoplasma e forma um canal que se estrangula nas bordas, liberando pequenas vesículas membranosas no interior da