Educação ambiental: produção artesanal e de renda utilizando material oriundo da coleta seletiva de lixo em uma entidade de jataí – goiás
Jataí – Goiás
Novembro – 2011 1 - INTRODUÇÃO
Estamos conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, por conhecermos a acelerada destruição dos recursos naturais do nosso planeta e entendermos que reduzir, no sentido de diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiçando menos e consumindo só o necessário, sem exageros; reutilizar, dando nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e jogamos no lixo, e reciclar, no sentido de dar “nova vida” a materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos, nos propomos a desenvolver um projeto de Educação Ambiental para a entidade denominada Jataí Atlético Clube (situada em Jataí- Goiás), a partir da reciclagem e reutilização de embalagens Tetra Pak (Longa Vida ou cartonada), uma vez que entendemos que este mecanismo é uma saída ecologicamente correta de preservação ambiental, pois assim estaremos combatendo o desperdício e criando maneiras que possam assegurar um mundo ecologicamente correto e habitável para as próximas gerações.
Historicamente o conceito de desenvolvimento sustentável vincula-se à preocupação na manutenção e na existência de recursos naturais para a continuidade das gerações futuras. Somados às preocupações dos ambientalistas, baseadas na manutenção do meio ambiente, formou-se um cenário cujo desafio centrou-se num desenvolvimento sustentável em que a preservação ambiental seria a base de crescimento dos negócios e da economia.
Schmidheiny (2002) adverte que “ não é possível um desenvolvimento econômico sem prejuízo da natureza”. Saber administrá-la é fator principal. Para uma boa gestão do desenvolvimento, deve-se aliar a utilização responsável dos recursos naturais disponíveis com as expectativas econômicas, gerando benefícios para ambas as dimensões.
Assim, o conceito ideológico