Brasil ultrapassou
Leia também:
Ideb: ensino médio piora em 13 estados
OCDE: Brasil investe mais no ensino superior do que no básico
Paim: rigor na avaliação do ensino a distância contribui para queda de ingressos
Entre os alunos de graduação, 5.373.450 - aproximadamente 71,4% - estão vinculados a instituições de ensino superior privadas. Dentre os estados brasileiros, cinco têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas: Santa Catarina, Paraíba, Tocantins, Pará e Roraima. Em São Paulo, há cinco matriculados na rede privada para cada aluno na rede pública.
Mais de 15% das matrículas em ensino superior são em cursos de ensino a distância (EaD). Atualmente, o país oferece mais de 1,2 mil opções nesta modalidade. Há equilíbrio na oferta dos cursos a distância entre os diferentes graus acadêmicos, havendo predomínio da participação das universidades privadas: 86,6% de participação. A licenciatura é o grau acadêmico que mais registra concluintes nesta modalidade de ensino.
De acordo com os dados do Censo, atualmente o país tem 2,4 mil instituições de ensino superior que oferecem mais de 32 mil cursos de graduação. O ritmo de crescimento também caiu no número de cursos. Enquanto de