Brasil refrigeradores
Este trabalho busca desenvolver a temática dos jogos de empresa, enfocando sua validade como instrumento de treinamento e vivência empresarial. Demonstra-se a forma de estruturação e aplicação do jogo como ferramenta de treinamento e desenvolvimento do comprometimento e espirito de trabalho em equipe. O jogo traz a interação entre os participantes nas atividades de planejamento, tomada de decisão e negociação. Trazendo aos alunos a oportunidade de aprender o processo de gestão empresarial de forma individual e colegiada, de aprender como atuar de forma reativa e proativa, de saber como elaborar um diagnóstico, bem como resolver problemas, resumindo: É um exercício que prepara o indivíduo para a vida empresarial.
A definição: “Jogo é uma atividade espontânea, realizada por mais de uma pessoa, regida por regras que determinam quem o vencerá. Nestas regras estão o tempo de duração, o que é permitido e proibido, valores das jogadas e indicadores sobre como terminar a partida”. (Gramigna, 1994, p. 4)
Uma das principais vantagens do jogo é que nenhum outro método permite simular situações tão reais e tão produtivas e com tamanha participação do grupo. Outra grande vantagem é que o jogo possibilita a identificação das consequências de nossas decisões no futuro e em partes diferentes da organização.
História do jogo
O SDE simula um oligopólio. São 5 empresas que competem entre si por aproximadamente 2 anos (8 trimestres), explorando 3 regiões com um produto inovador, o RPB. Você e os participantes de sua equipe assumem a direção de uma das empresas na indústria do SDE e irão competir com outras empresas, tomando decisões estratégicas e táticas típicas das empresas. No início, após diagnóstico do ambiente de negócios, as empresas definem objetivos econômicos e de mercado, para o longo prazo (visão de futuro da empresa), sendo vencedora a que mais se aproximar dos objetivos estabelecidos.
Com dinâmica característica, o SDE, através dos relatórios