BRASIL NA ÉPOCA COLONIAL
JOSE CLEBE MACIEL DIAS RU 497682
RESUMO
Este artigo busca analisar as alianças feitas entre os diferentes grupos envolvidos nas disputas pelo espaço colonial do século XV ao século XVIII. Para tanto, são feitas análises dos momentos de confrontos bélicos para a estabilização da colônia, neste período instala-se o Governo geral, comandado por Tomé de Souza, que tinha como objetivo promover o crescimento econômico, e organizar a administração da colônia e fortalecer a segurança da mesma. No desenvolver do estudo, nota-se que as alianças estabelecidas com os ameríndios não eram estáveis, havendo na colônia a possibilidade de mudanças de lados por parte dos índios, mas o contingente populacional indígena era de fundamental importância para os projetos da coroa portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Brasil colônia – ameríndios – coroa ibérico – período colonial
INTRODUÇÃO
A colonização no Brasil passou por grandes transformações e troca de comando o governo português entendia que precisava ocupar a terra descoberta, pois a mesma era alvo de holandeses, franceses e outros povos como espanhóis, ingleses. Nesta época os holandeses vinham ocupando o território brasileiro começando sua ocupação pela Bahia, os franceses pelo estado de Pernambuco.
Neste período o nosso território era habitado pelos indígenas, que eram de diversas etnias.
Os governos que eram instalados aqui pelos portugueses tinham que tecer diversas alianças com os indígenas, mesmo assim as alianças não eram muito duradouras, as negociações eram difíceis pois os indígenas mudavam de lado constantemente por interesses diversos, aceitavam muitas coisas desde alimentos a armamentos bijuterias etc....
“difícil analisar a sociedade e os costumes indígenas, porque se lida com povos de cultura muito diferente da nossa e sobre a qual existiram e ainda existem fortes preconceitos”.
Conforme fausto