classes de palavras
A morfologia é a parte da gramática que estuda a forma das palavras. Ela analisa a estrutura e o processo de formação dos vocábulos.
Mesmo que apresente uma nomenclatura extensa, o objetivo deste estudo não é memorizar, mas compreender como as palavras se formam, se transformam, tornando a nossa língua viva e em constante evolução.
Estrutura das palavras
A estrutura de uma palavra é composta de pequenas unidades, chamadas de morfemas.
Quando se desenvolve a análise mórfica ou morfológica, são encontrados dois tipos de morfemas: os semantemas ou lexemas, relacionados ao significado daquela determinada palavra no mundo; e os morfemas gramaticais, que inserem a palavra no sistema do nosso idioma, atribuindo a ela características de gênero, pessoa, modo, tempo, etc
Morfemas
Os cinco elementos mórficos que compõem nossas palavras estão indicados e caracterizados no quadro a seguir:
Classes de Palavras
As classes de palavras correspondem a uma classificação dos vocábulos de nosso idioma.As palavras são divididas em categorias, conforme a função que exercem umas em relações com as outras. Ainda assim, há palavras que, independentemente da frase, mantém sua classificação nalterada. São as chamadas palavras denotativas. É possível resumir assim, as dez classes em que estão divididas as nossas palavras:
1. Substantivo: dá nome seres, coisas e idéias.
2. Adjetivo: modifica os substantivos, indicando estado, qualidade ou característica.
3. Artigo: acompanha um substantivo, dando- lhe um caráter mais ou menos definido, mas sempre indicando gênero e número.
4. Pronome: substitui ou modifica o nome.
5. Advérbio: modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias
(tempo, lugar, modo, etc.)
6. Numeral: indica a quantidade dos seres, coisas ou idéias.
7. Preposição: liga termos de uma oração, indicando o tipo de relação existente entre eles. 8. Conjunção: liga termos de uma oração e,