brasil kirin
A Kirin foi fundada em 1885 no Japão com o nome de Japan Brewery. Com o lançamento de uma cerveja, nos moldes alemães de fabricação, chamada Kirin Larger, a empresa decidiu assumir o nome do produto para a companhia. A origem do nome Kirin é uma referencia a um animal mítico da mitologia chinesa antiga que diz que existe um animal metade dragão, metade veado que se recusa a pisar em plantas ou comer seres vivos.
A empresa veio para o Brasil, Itu, em 1939 com a produção de um produto que está sendo fabricado até hoje, a Itubaina. Mas apenas em 1977 a fabricação de refrigerantes assumiu uma produção de larga escala. Em 1989 a Schincariol foi lançada, primeira cerveja da empresa no país. Já em 1997, a Kirin inaugurou sua segunda fabrica em Alagoinhas (BA), onde linhas de aguas minerais vieram para o público. Uma outra fabrica foi construída em Cachoeiras de Macacu (RJ) no ano de 2000. Dois anos depois mais uma sede, dessa vez em Caxias (MA).
Uma avaliação em 2010 que mostrava uma arrecadação total era de mais de R$ 40 bilhões, com 32 mil empregados e segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas, a companhia teve participação de 16,6% no mercado de cervejas e de 6,83% no de refrigerantes no mês de outubro. Em 2011, a empresa assumiu controle do Grupo Schincariol (Aleadri – Schinni) após sua aquisição de R$ 3,95 bilhões por 50,45% das ações da empresa brasileira.
Um ano depois da compra, Schincariol virou Brasil Kirin, como parte de um reposicionamento emcabeçado por Gino Di Domenico, presidente que diz “A Schincariol cresceu com o modelo industrial forte. A Brasil Kirin se vê agora como uma empresa voltada para marcas. Deixamos de ser essencialmente industrial para olhar o mercado e os consumidores. Isso significa inovação”.
Inovação essa que veio em forma de lançamentos de produtos alcóolicos e não alcóolicos com uma pegada mais saudável e funcional, com destaques para o energético Ecco! (sabores Original, Sugar Free,