Brasil kirin
Campus Sorocaba
Visita Técnica a empresa Brasil Kirin (Itu – SP)
Disciplina: Processos Químicos Industriais
Engenharia de Produção – Turma 011
Profª Virgínia Aparecida da Silva Moris
Ana Carolina Balau César RA: 416690
Guilherme Roson RA: 416827
Juliana Vieira Moderno RA: 416835
Sorocaba – Dezembro/2012 1. Introdução
O seguinte relatório visa consolidar os conceitos estudados na disciplina Processos Químicos Industriais, lecionada pela professora Virgínia Aparecida da Silva Moris, durante o segundo semestre do ano de 2012. Foi realizada uma visita técnica na empresa Brasil Kirin no dia 07 de dezembro de 2012, a fim de facilitar a compreensão do conteúdo estudado em sala de aula e fornecer aos alunos uma visão mais prática de como os processos ocorrem nas empresas.
2. A empresa
A Brasil Kirin surgiu da aquisição do Grupo Schincariol pela japonesa Kirin Holdings no final do ano de 2011. A Schincariol foi criada em 1939 no município de Itu, no estado de São Paulo, e inicialmente produzia apenas refrigerantes, como a famosa Itubaína sabor tutti-fruti. A partir de 1989 a fábrica iniciou a produção de cervejas, alavancando o sucesso da marca. Durante os últimos anos a empresa foi incrementando seu portfólio de produtos, que passou a possuir água, chopp, diversas cervejas, sucos e refrigerantes, distribuídos em todo território nacional.
Então, em 12 de novembro de 2012 houve a extinção da marca Schincariol e a criação da Brasil Kirin, o que não causou mudanças nos produtos da marca, sendo apenas uma reformulação de estratégia para ganhar força e aumentar a presença no país.
Atualmente, a Brasil Kirin possui no Brasil 13 unidades fabris, 11 centros de distribuição próprios e 194 revendas para cerca de 600 mil pontos de venda, unindo a tecnologia japonesa com a brasileira paixão por desenvolver novos produtos.
3. A visita
Durante a visita foi possível conhecer rapidamente os setores de xaroparia, onde são produzidas