Brasil colônia
Economia Mineradora
SÉCULO DO OURO
( e da miséria!!!)
1.
O CICLO DO OURO
Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados
que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem: São Vicente (São Paulo).
A expressão Entradas e bandeiras é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos indígenas ou mesmo africanos.
De maneira geral, considera-se que:
Entradas eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal; respeitando o limite de Tordesilhas. Bandeiras eram iniciativas de particulares, associados ou não, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucros; que não respeitavam Tordesilhas.
Tipos de bandeiras
Apresamento - caça ao índio (preação).
Sertanismo de contrato - destruição de quilombos ou outros serviços no interior. Prospecção - busca de metais preciosos.
Monções –
Abastecimento.
Principais áreas de Mineração
Consequências: alargamento informal das fronteiras, Ataque e destruição de missões no sul, dando origem a reserva de gado, Descoberta de ouro (nos atuais estados de MG, MT e GO)
A administração aurífera
Intendência das Minas (1702) – órgão criado por Portugal para administrar a região das minas. Cobrança abusiva de impostos Casas de Fundição (1720).
A Guerra dos Emboabas foi um conflito ocorrido na região das Minas Gerais, no Brasil, de 1707 a 1709. Emboaba era o nome dado aos portugueses e aos demais brasileiros que chegavam às Minas Gerais para catar ouro.
Os paulistas, na qualidade de descobridores das minas, reivindicavam para si o direito exclusivo de exploração do ouro. Os que discordavam deste intento, em sua maioria portugueses e baianos, ficaram conhecidos como Emboabas (do tupi, aves