Brasil colônia
Tema: Brasil colônia
PVA – Brasil
Indústria açucareira
Posse da igreja no processo de colonização
Brasil colônia
Estabelecendo um grande número de questionamentos, o Período Colonial contou com questões que fizeram referência à chegada do europeu às terras brasileiras. Além disso, esta seção fala dos diferentes projetos lusitanos de exploração, as principais revoltas nativistas, indo até as primeiras revoltas que ensaiaram o processo de independência do país.
PAV – Brasil
Os principais responsáveis pela ampliação do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas foram os Bandeirantes. Veja como isso aconteceu. Os Bandeirantes, chamados de sertanistas, a partir do século XVI tinham a missão de reconhecimento do território para a Coroa e o levantamento de quantos índios havia na terra. Mas também aproveitavam para penetrar nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, principalmente Prata que havia em abundância na América espanhola.
Indústria açucareira
O início da efetiva ocupação territorial da colônia, a partir de 1530, fez com que Portugal estabelecesse sua primeira empresa colonial em terras brasileiras. Em conformidade com sua ação exploratória, Portugal viu na produção do açúcar uma grande possibilidade de ganho comercial. A ausência de metais preciosos e o anterior desenvolvimento de técnicas de plantio nas Ilhas do Atlântico ofereciam condições propícias para a adoção dessa atividade.
Posse da igreja no processo de colonização
Entre todos os membros componentes das diferentes ordens religiosas que marcaram presença no Brasil - franciscana, beneditina, carmelita, dominicana -, destacaram-se os jesuítas.
Privilegiados na Corte portuguesa, os membros da Companhia de Jesus não tiveram dificuldades em se deslocar para o Brasil, onde exerceram o papel de mestres, catequistas, defensores dos índios e organizadores de missões.