Brasil colonial
POLO RIO VERDE
BRASIL COLÔNIAL
posta de Qualificação apresentada a disciplina Formação Social, Econômica e Política do Brasil, do curso de Serviço Social da UNIDERB – Universidade Anhanguera, como parte das avaliações do módulo.
RIO VERDE – GO
2011
O Brasil Colonial
Durante três séculos o Brasil ficou na condição de colônia portuguesa. No inicio o Brasil era um desafio para Portugal, pois não havia riqueza a ser exploradas o interesse era manter a rota controlada para a atlântica. Com o passar dos tempos foi concedido o direito de exploração particulares com cedido o monopólio da coroa. Para possibilitar uma boa administração na época o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias criadas por DOM JOAO III que enfrentaram vários problemas. Em 1549 foi criado e nomeado o primeiro governador geral do Brasil. Passava-se a existir as capitanias reais. Os primeiros governadores gerais encarregaram das tarefas administrativas e militares por três anos.
Após este período iniciou-se o II período ou seja o segundo reinado veio com transformações socioeconômicos e a crise do império, este período compreendeu em 58 anos. E historicamente incorreto referir-se a este período como “segundo império”, já que o Brasil teve um único período imperial continuo dividido em primeiro e segundo reinado. Apesar do império desfrutar de um momento de paz e prosperidade, havia grandes atrasos. O uso de Mão-de-obra escrava e a tentativa do imperador impor sua influencia sobre os países da prata se tornaram agentes da degradação do império, o que levou ao fim do regime de Pedro II e do império. Com a pressão internacional desde o fim do século XVII a Europa por reformas em maneiras e formas de administrar, entre uma desta maneira foi a igualdade entre os humanos e por fim o escravismo. A Inglaterra foi os pais que mais pressionou o Brasil, para que os escravos tivessem salários e se tornassem empregados e seriam consumidores de seus produtos. Com todos