Brasiguaios
Os brasiguaios vivem na faixa de fronteira oeste do Estado do Paraná - Brasil, especificamente na região conhecida como Tríplice Fronteira, englobando o município de Foz do Iguaçu no Brasil, Ciudad del Leste no Paraguai e Puerto Iguazu na Argentina; eles são brasileiros que vêm migrando, desde a década de 1970 para o Paraguai em busca de melhores condições de trabalho e vida. Por força da legislação que concede a cidadania brasileira, essas pessoas vivem uma situação de irregularidade civil situando-se à margem dos sistemas de proteção social de ambos os países.
A origem dos brasiguaios remonta o final dos anos 1960, quando os governos brasileiro e paraguaio assumiram o compromisso de programar os planos de desenvolvimento pensados para ambos os países, criando condições para o surgimento deste segmento populacional. Esse projeto do governo brasileiro e paraguaio se consolidou e desenvolveu, devido à crescente e intensa crise pela qual vinha passando o setor agrícola no Brasil, nos anos 1960.
Sylavain Souchard, doutor em Geografia pela Université de Poitiers, trata sobre a existência de um novo espaço na América do Sul, a fronteira paraguaia-brasileira. Para ele na fronteira leste do Paraguai, os brasileiros estruturaram um espaço original, o espaço brasiguaio; que já não é totalmente paraguaio, todavia também não é uma mera extensão do oeste do Brasil meridional, um território de contato entre estruturas territoriais locais, nacionais, macrorregionais e até mundiais. Em sua obra, alega que a colonização brasileira apadrinha a integração econômica e política do Paraguai, ao mesmo tempo que aprofunda sua dependência externa.
Segundo Astorga, a migração fronteiriça entre Argentina, Brasil e Paraguai se intensificou significativamente nas décadas de 1980 e 90; para o autor, os fatores sensíveis na migração fronteiriça levam em conta as condições econômicas dos países,