Dicionario Geografico
- Agricultura: Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.
-Agricultura Extensiva: Agricultura extensiva é caracterizada geralmente pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada para mercado interno ou para subsistência. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão-de-obra humana e baixa mecanização. A falta de capital também é um marco neste tipo de agricultura. É característica de minifúndios, que são formas de agricultura familiar.
-Agricultura Intensiva: A agricultura intensiva é um sistema de produção agrícola de uso intensivo dos meios de produção e na qual se produz grande quantidade de um único tipo de produto. Requer grande uso de combustíveis e recursos naturais, e pode conduzir a um alto impacto ambiental, pois não é utilizada a rotação trienal.
-Agronegócio: Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
-Are: Um are (conhecido também como decâmetro quadrado) é uma unidade de medida de área equivalente a 100 metros quadrados.
-Arrendatário: Arrendamento é um contrato de cessão de um fator de produção, pelo qual seu proprietário o entrega a outrem para ser explorado, mediante determinada remuneração.
-Asininos: Os asininos são animais famosos por sua resistência, servem tanto para tração, como para carga e sela sendo muito úteis em campo.
-Brasiguaio: Os brasiguaios ou brasiguaios são brasileiros (e seus descendentes) estabelecidos em território da República do Paraguai, em áreas fronteiriças com o Brasil, principalmente nas regiões chamadas Canindeyú e Alto Paraná, no sudeste do Paraguai. Estimados em 350 000, são, em sua maioria, agricultores de origem alemã,