O papel e a import ncia dos movimentos imigrat rios
832 palavras
4 páginas
O papel e a importância dos movimentos imigratórios na história do BrasilO imigrante na formação do Brasil contemporâneo
O movimento imigratório no Brasil se iniciou por volta da segunda metade do século XVI,onde africanos escravizados eram trazidos em grandes levas do golfo da Guiné (atual Nigéria) e depois de Angola e Moçambique.
Os escravos africanos eram destinados para as áreas canavieiras, que abasteciam os mercados europeus. Mas também tiveram uma importante participação na produção de outros produtos para exportação, como por exemplo: o algodão, o café, a mineração do ouro e de pecuária.
O aumento na produção de café no Brasil na metade do século XIX, chamou a atenção de imigrantes europeus e também marcou a passagem do sistema escravocrata para o sistema agrário exportador capitalista.
Ocorre então a substituição dos trabalhadores africanos escravizados pelos trabalhadores livres europeus.
Imigrantes europeus se destinaram as necessidades de trabalhos nas lavouras. Mas diante da sociedade conservadora da época, representavam a oportunidade de a “cor branca” se tornar predominante na população brasileira, já que havia grande predomínio de afrodescendentes.
Os principais grupos de imigrantes no Brasil
Alemães: Um dos primeiros grupos imigratórios a chegar ao Brasil, na região do Rio Grande do Sul em 1924.
Portugueses: Constituíam o maior contingente de imigrantes até a década de 1870.
Italianos: se destaca por ter sido o principal grupo a entrar no
Brasil. O quesito cultural ajudou este grupo a ser mais facilmente assimilável pela sociedade brasileira.
Japoneses: Iniciaram sua chegada ao Brasil a partir de 1908.Os japoneses vieram ao Brasil para trabalhar na agricultura e grande parte, sonhavam em um um dia retornar pra seu país de origem, mas porém, aqui permaneceram e é possível encontrar influências japonesas em vários locais e modos, como por exemplo, na culinária, nas habitações e nas formas de cultivo.
A redução da