brangus
BRANGUS
CRISTHIAN LEONARDO FENILI
Brangus
O Brangus é uma raça sintética que foi criada simultaneamente nos Estados Unidos, Austrália,
Brasil e Argentina, através do cruzamento entre a raça zebuína Brahman e a raça europeia Aberdeen
Angus a mais de cem anos atrás.
Objetivo
O objetivo de sua formação foi atender a necessidade de um gado adaptado às regiões mais difíceis de criação do gado europeu. E que apresentasse altos índices de produtividade, semelhante ao europeu em climas adversos, típicas das regiões tropicais e sub-tropicais.
No Brasil
No Brasil, as primeiras pesquisas surgiram no ano 1945, no Rio Grande do Sul, sendo que a raça foi oficializada apenas 10 anos mais tarde.
Inicialmente foi batizada de Ibagé pelos técnicos na época. Alguns anos depois, em função do cruzamento ser o mesmo alcançado nos Estados
Unidos, o nome da raça passou a ser Brangus.
Características
Esta é uma raça de tamanho médio. Seu pêlo é fino e brilhante; possui uma pelagem de coloração negra ou castanha, apresentando algumas pintas brancas na região umbilical; pele de espessura fina e média, bem pigmentada.
Os animais são volumosos, compridos; possuem boa profundidade, costelas bem arqueadas e separadas; dorso e o lombo são amplos e compridos com boa cobertura muscular; as linhas superiores e laterais são retas e linha baixa também; possui posteriores amplos, de contornos alongados, com musculatura forte.
Nas fêmeas, além das características citadas, observa-se um bom desenvolvimento e amplitude dos ossos da coxa e sacro e bom desenvolvimento do úbere e tetas.
Longevidade: as vacas produzem normalmente com mais de
14
anos;
Precocidade: as fêmeas são precoces e férteis, os touros além de férteis, imprimem todas as características da raça devido a sua prepotência genética.
Devido ao vigor híbrido individual os bezerros, são desmamados e aos dois anos já estão prontos para o abate;
Aptidão
Esta raça é voltada para corte, sendo que