Branco
PARA A AULA DE MEIO AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA:
POLUCIÇÃO ATMOSFÉRICA E SONORA
Professor: Thiago Martins Santos
Aluno: Thiago de Sousa Gomes
Liquens
Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas, que formam estruturas sem raízes ou cutículas, dependendo da atmosfera como principal fonte de nutrientes. São capazes de acumular elementos minerais além de suas necessidades vitais, tornando-os um excelente indicador de qualidade do ar .A sensibilidade à poluição atmosférica e a quase imunidade aos efeitos tóxicos causados por ela também caracterizam a sua eficácia como agente bioindicador. (Adaptação do material coletado na apostila)
Fator econômico
Os liquens produzem ácidos que degradam rochas e ajudam na formação do solo, tornando-se organismos pioneiros em diversos ambientes. Esses ácidos também possuem ação citotóxica e antibiótica.
Quando a associação é com uma cianobactéria, os liquens são fixadores de nitrogênio, sendo importantes fontes de nitrogênio para o solo.
Os liquens são extremamente sensíveis à poluição, sobrevivendo de bioindicadores de poluição, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas industriais. (Fonte: www.sobioligia.com.br/biofungos)
“Liquens são usados como biomonitores de poluição em Porto Alegre Índice de pureza do ar foi qualificado mostrando áreas mais e menos poluídas” (ISIS NÓBILE DINIZ | Edição Online 15:09 29 de fevereiro de 2012)
O estudo dessas espécies resultaria em um melhoramento na qualidade de vida da sociedade, podendo monitorar as substancias contidas no ar pela emissão de poluentes dos automóveis e as partículas que são ressuspensas no