Concreto e dosagem
O concreto é um material de construção heterogêneo resultante da mistura de um aglomerante hidráulico (cimento portland) com materiais inertes (agregado graúdo e miúdo) e água. Quando recém misturado, deve oferecer condições tais de plasticidade, que facilitem as operações de manuseio indispensáveis ao lançamento nas formas, adquirindo com o tempo, pelas reações que então se processarem entre aglomerados e água, coesão e resistência.
Modernamente tem-se algum outro constituinte destinado a melhorar ou conferir propriedades especiais ao conjunto, tais como impermeabilidade da massa, diminuição do calor de hidratação, aumento da durabilidade, maior plasticidade quando fresco, rápido aumento da resistência quando endurecido, etc. São os chamados aditivos, que dão origem aos concretos tratados. Esse produto pode ser fabricado pelo próprio engenheiro, até mesmo no canteiro do serviço, e deve apresentar características e propriedades compatíveis com o fim a que se destina, dentro dos limites econômicos de cada obra.
O processo através do qual é obtida a melhor proporção entre os materiais componentes do concreto e que atenda as especificações desejadas é chamado de dosagem. Seu objetivo é escolher os materiais mais adequadas entre os disponíveis e determinar a combinação mais econômica.
A determinação da porcentagem de cada matéria-prima crua depende essencialmente da composição química das materiais- primas e da composição que se deseja obter para o cimento Portland, quando terminado o processo de fabricação.
Algumas informações a serem consideradas na dosagem são: resistência, dimensão das formas, nível de acabamento das peças estruturais, transporte e lançamento.
O objetivo deste trabalho é dosar um concreto de modo que sua resistência à compressão, aos 14 dias de cura, seja maior ou igual a 30 Mpa.
2 - Materiais e métodos
2.1 – Materiais
2.2 http://pessoal.utfpr.edu.br/amacinrm/tecc-epc/arquivos/Apostila01.pdf
2.2 –