Brainstorming
Origem
Todas as idéias gravadas são então analisadas e agrupadas de acordo com sua aplicabilidade e prioridade. Brainstorming foi originado em 1953 em um livro denominado Imaginação Aplicada (Applied Imagination), de Alex F. Osborn. O método é baseado na assunção de que um dos principais obstáculos para a geração de novas idéias é o “medo de criticar” - as pessoas freqüentemente não sugerem idéias por causa de uma possível atitude cética ou até hostil de seus chefes e colegas. A técnica clássica de Brainstorming, sugerida por Osborn, tem dois pilares: idéias não produzem nenhuma decisão imediata e quantidade produz qualidade.
Introdução
Todas as organizações precisam submeter-se a mudanças. Constante melhoria de seus produtos e serviços Satisfação do cliente
Pessoas criativas são recursos mais valiosos de uma organização Existem métodos e acessos que podem ajudar a impulsionar o potencial do cérebro e a criação de novas idéias.
O que é?
Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. O seu nome deriva de Brain = mente e Storming = tempestade, que se pode traduzir como: Tempestade Cerebral.
Quando usar?
O Brainstorming é útil quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas.
Área de Aplicação
O Brainstorming possui diversas áreas de aplicação: Desenvolvimento de novos produtos Solução de problemas Gerenciamento de Projetos Planejamento de Negócios Além de gerar idéias, o Brainstorming tem benefícios adicionais. Ele aumenta o nível de envolvimento das pessoas e melhora o estado de espírito, uma vez que as pessoas trabalham juntas na solução de um problema. Ele também cria uma atmosfera criativa e divertida.