brainstorming e brainwriting
ORIGEM
Nos anos 40, o diretor de banco, colaborador de revistas e sócio de uma agência de publicidade, Alex Osborn, apresentava ao mundo uma nova ferramenta voltada para estimular a criatividade humana. Conhecida como Brainstorming, essa metodologia passou a ser adotada nas universidades americanas, nas corporações, nas forças armadas e nas repartições públicas. Hoje, o Brainstorming tornou-se uma ferramenta que auxilia as equipes a liberarem a imaginação, a gerarem ideias, trazendo benefícios significativos para o negócio.
DEFINIÇÃO
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma atividade que serve para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou de um determinado grupo. É formada pelos termos ingleses "brain" (cérebro) e "storm" (tempestade).
QUANDO UTILIZÁ-LO
O Brainstorming é uma técnica muito flexível em termos de possibilidades de aplicação. Os resultados positivos dependerão, principalmente, da habilidade de conduzir e “empolgar” a equipe, tornando-a comprometida com o sucesso da organização. Dentre as muitas situações nas quais pode ser aplicado, citamos:
• Desenvolvimento de novos produtos - identificação das características do produto
• Implantação do Sistema da Qualidade - listagem das atividades a serem desenvolvidas pela equipe; - identificação das resistências à mudança na organização.
• Solucionando problemas - causas prováveis do problema; - possíveis soluções.
O BRAINSTROMING PODE SER:
• Estruturado
Todas as pessoas do grupo devem dar uma ideia a cada rodada ou passar, esperando a próxima vez.
• Não estruturado
Os participantes do grupo dão as ideias conforme elas surgem em suas mentes.
ESTILO
Geração livre de ideias, num espaço de tempo entre 30 e 60 minutos. Pode durar mais ou menos, dependendo da complexidade do assunto e da motivação da equipe. Usualmente, é um trabalho em equipe, mas pode também ser individual. As equipes