Braille
RESENHA
TEMA: A DEFICIÊNCIA REDESCOBERTA:
A ORIENTAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
São Paulo
Março/2014
RESENHA
TEMA: A DEFICIÊNCIA REDESCOBERTA:
A ORIENTAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
São Paulo
Março/2014
Possui doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1992). Realiza estudos de pós-doutorado na teoria Winnicottiana de Psicanálise. Atualmente é professor doutor colaborador senior da Universidade de São Paulo e docente e orientador do Centro Winnicott de São Paulo. É conselheira da Fundação Dorina Nowill para Cegos e presta assessoria e orientação ao serviço de atendimento ao cliente desta Instituição. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicanálise de Winnicott, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e intervenções baseados na teoria do amadurecimento de Winnicott para pessoas com diferenças significativas em relação a maioria da população. É especializada no atendimento à pessoas com Deficiência Visual. Possui livros e artigos relacionados a questão da Deficiência, notadamente a deficiência visual e sobre a teoria e as tecnicas winnicottianas.
A Pesquisa mostrou a importância da família e suas relações com a criança deficiente visual e a influencia que possui no processo de aprendizagem e escolaridade. Muitos trabalhos e pesquisas relacionados com a deficiência visual mostram uma grande dificuldade do envolvimento dos participantes no processo de escolarização dessas crianças.
Abordaremos a seguir o resultado de uma pesquisa realizada com atendimentos à algumas famílias na cidade de São Paulo.
Partindo do texto podemos observar que algumas famílias vistas como o elemento mais importante para ajudar no desenvolvimento da criança com deficiência visual, possuem uma carência ao saber lidar com