Braille
EDUCAÇÃO FÍSICA
Braille
GRAVATAÍ 2010/2
Introdução
O sistema braille é o recurso de leitura e escrita mais prático para o uso dos cegos. Veremos então neste trabalho, os métodos de utilização do braille, como ocorre sua iniciação e como ele vem sendo ensinado para as crianças cegas nas escolas.
A história do braille
A história do braille começou quando Valentin Haüy passou a utilizar letras em relevo sobre o papel, para que pudessem ser lidas por cegos. Porém, no inicio da utilização desse sistema, o procedimento se valia da escrita das mesmas letras da escrita normal, tornando então, esse método pouco eficaz, devido à complicadíssima e lenta forma de contornar as letras com os dedos.
Porém, mesmo com a ineficácia desse método, surgiu a idéia de utilizar pontos em relevo em vez de letras. A idéia teria sido criada como um código militar, cujo objetivo era tornar possível a leitura de mensagens durante a noite, sem o uso de lamparinas. No exército, a idéia não foi bem sucedida, porém, a idéia foi encaminhada para o Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, onde causou grande entusiasmo a um jovem do instituto, Louis Braille.
Louis teria ficado cego aos três anos em um acidente de carro, e ciente da necessidade, resolveu então aprimorar o método. O jovem fez algumas adaptações a um sistema de escrita que já havia na época, o método de Barbier, e com muita dedicação criou o método conhecido também como leitura dos seis pontos, conhecido mais tarde como uma homenagem, por sistema Braille. Em 1937, foi lançado o primeiro livro nessa escrita, e a partir daí surgiu também uma nova fase na vida das pessoas com deficiência visual.
Utilização do braille
É importante, que no inicio da utilização do braille, as crianças cegas conheçam o pré-braille, chamado também de iniciação do Braille. Para iniciação da alfabetização, é necessário que o aluno tenha uma precisão e