br
Portugal e Inglaterra - Tratado de Panos e Vinhos entre Portugal e Inglaterra - 1806, Napoleão impõe o Bloqueio Continental aos estados Europeus.
A Corte portuguesa no Brasil - Manter o apoio português à Inglaterra, transferira capitar do Reino de Portugal para o Brasil; - 1808, 4500 pessoas desembarcam no Rio de Janeiro (FIM DO PERIODO COLONIAL).
A Inglaterra se beneficia - Pressionado, D. João assina o tratado de Navegação e Comércio; - D. João também assina o tratado de Aliança e Amizade; Reino Unido a Portugal e Algarves - os ingleses pressionaram D. João para que voltasse a Portugal, mas este encontrou dificuldades; - 16 de Dezembro de 1815, D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves (região no extremo sul de Portugal); - desfavoreceu os portugueses, favoreceu a elite brasileira; Rio de Janeiro: a capital do reino - Aumento populacional no Rio de Janeiro, comércio; Precisou ser criada várias instituições, como:
Banco do Brasil, administrar as finanças;
Biblioteca Real, livros importados;
Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios;
O Horto Real ( JARDIM BOTÂNICO), estudo sobre a flora.
Além disso, D. João fundou em 1808, a Impressão Régia.
A Impressão Régia brasileira foi uma filial da editora (de mesmo nome) existente em Lisboa, capital de Portugal. Sua primeira publicação foi a Gazeta do Rio de Janeiro, além do jornal O Patriota, publicado entre 1813 e 1814. É a atual Imprensa Nacional.