Relat rio Final de Estagio
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Luciano Henrique
Tânia Resende
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
BELO HORIZONTE
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
EQUIPE DE TRABALHO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Una como requisito parcial para aprovação na disciplina Estágio Específico – Orientação Profissional.
Orientador Prof.ª Renata Antipoff.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 03
2 – OBJETIVO 04
3 – METODOLOGIA
3.1 – PARTICIPANTES 05 3.2 – INSTRUMENTOS 05
4 – DESENVOLVIMENTO 4.1 – TÉCNICAS E DINÂMICAS 05 4.2 – ANÁLISE DOS DADOS 06 4.3 – DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO 16
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
6 – CONCLUSÃO 18
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 19
1 – INTRODUÇÃO
A orientação profissional nasceu como uma prática cujos objetivos estavam diretamente ligados ao aumento da eficiência industrial (SPARTA, 2003). O homem certo no lugar certo. Para que fosse possível atingir tal objetivo, estudos e teorias foram se desenvolvendo acerca deste. O primeiro Centro de Orientação Profissional Norte Americano surgiu entre 1907 e 1909, o Vocational Bureau of Boston.
A orientação profissional baseia-se na promoção de autoconhecimento e no fornecimento de informações profissionais. Parsons definia três passos a serem seguidos durante o processo de orientação profissional: a análise das características do indivíduo, a análise das características das ocupações e o cruzamento destas informações (SPARTA, 2003). Dentre as teorias da orientação profissional, podemos citar a teoria do traço e fator, regida pela psicologia diferencial e a psicometria; a teoria do desenvolvimento vocacional, onde a escolha profissional não seria um acontecimento específico,