BPF em uma fabrica alimenticia
A grande dificuldade na implementação destes itens de qualidade é assegurar que os envolvidos as conheçam, entendam, se conscientizam e cumpram com a qualidade esperada para o produto final.A qualidade significa “fazer certo as coisas”, é a adequação às normas e às especificações, isso demonstra que a busca de melhorias nas técnicas de projeto de produto e de projeto de processos e no estabelecimento de sistema é essencial para garantir a satisfação do cliente/consumidor.
No setor alimentício, para implantação da Gestão da qualidade, é possível e preciso utilizar sistemas já testados e literaturas de fácil acesso, como o BPF: BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÂO. BPF são normas e procedimentos estabelecidos na produção de produtos alimentícios industrializados, para o consumo humano, voltados principalmente para o controle ambiental, do pessoal e de contaminações cruzadas e que seguem as normas padronizadas do Ministério da agricultura e abastecimento (MAA) e pelo ministério da saúde (M.S). Constitui todos os requisitos necessários para se ter um processo com higiene e boas praticas de fabricação nos alimentos desenvolvidos e industrializados para o consumo humano. Tem o objetivo de assegurar a qualidade sanitária dos alimentos,impedindo risco de prejuízo para a saúde humana.
O estagio foi realizado em uma fabrica de balas de aniversário, pertecente a empresa JUNCO INDÙSTRIA E COMERCIO LTDA, estabelecida no distrito