Bovinocultura
A bovinocultura de corte tem se destacado na economia nacional e vem assumindo posição de liderança no mercado mundial de carnes. O Brasil possui hoje o maior rebanho comercial do mundo; é o segundo maior produtor mundial de carne bovina, com cerca de oito milhões de toneladas, e a partir de 2003 passou a ser o primeiro exportador mundial, com destaque tanto no comércio de carnes frescas como no de industrializadas.
GESTÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA
Trata da gestão, gerência e administração, que são sinônimos, e suas quatro funções: planejamento, organização, direção e controle. Uma gestão adequada exige que todas essas funções sejam exercitadas em um nível mínimo, aplicadas às diversas áreas funcionais da empresa.
Importância - As grandes transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas ocorrentes em escala mundial aumentaram a complexidade da atividade agropecuária e, por conseguinte, dos processos de tomada de decisão nesse setor. Esse ambiente exige do proprietário rural, habilidades gerenciais que permitam implantar sistemas de gestão capazes de assegurar maior acerto na tomada de decisões e melhor desempenho econômico e financeiro do negócio.
DIRETRIZES RELACIONADAS COM AS FUNÇÕES DESENVOLVIDAS
Para que uma fazenda atenda os requisitos mínimos de gerência, as seguintes ações devem ser desenvolvidas:
A) PLANEJAMENTO: compreende a definição de objetivos, metas e ações voltadas para sua consecução. No início de cada ano deve-se:
Prever receitas e despesas.
Programar investimentos.
Estabelecer cronograma de investimentos.
Estabelecer calendários de manejo reprodutivo, alimentar e sanitário.
B) ORGANIZAÇÃO: a organização trata de estabelecer as relações entre funções, pessoal e fatores físicos.
C) DIREÇÃO: é a coordenação das ações desejadas, via emissão de ordens e estratégias de motivação. Suas ações são:
Preparar e expor, com clareza e visibilidade, quadros-murais e cronogramas de execução das tarefas relativas ao