Bovinocultura
1 INTRODUÇÃO
O ECC – Escore de Condição Corporal é uma prática pouco utilizada nas propriedades, pois não há conhecimento por parte dos proprietários, que, na maioria, são leigos no assunto, faltando-lhes conhecimento para adotarem essa prática.
A deposição de gordura na carcaça varia de acordo com o sexo, idade e raça do animal, sendo que fêmeas depositam gordura mais precocemente que machos castrados e estes mais do que machos inteiros (SILVEIRA et al, 2000).
Animais de raça, de grande porte, tendem a depositar gordura mais tardiamente na carcaça, fato que valida a adoção da prática da avaliação da condição corporal e não do peso corporal isoladamente como único parâmetro de abate (CRUZ, 2000).
A avaliação do ECC – Escore de Condição Corporal é uma ferramenta indispensável para se fazer uma análise da quantidade de gordura de deposição. Uma vez que animais podem ter peso elevado e estarem com baixo ECC, produzindo uma carcaça com pouca gordura, indesejável no mercado.
Assim consegue-se obter uma carcaça de boa qualidade pelo fato da cobertura de gordura ser uniforme em toda a carcaça, conseguindo alcançar índice de boa qualidade para consumo in natura e também para ser conservada em câmara fria.
O presente estágio foi realizado no Matadouro Municipal de Guiratinga situado na MT 270, Km 98, mais 6 a direita, no município de Guiratinga MT, sob orientação do professor Danilo Martins Lozano e monitorado pela médica veterinária Ieda Rezende.
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o escore de condição corporal e qualidade das carcaças de fêmeas abatidas no Matadouro Municipal de Guiratinga, MT.
2 MATERIAL E MÉTODOS
Para a realização deste trabalho foram utilizadas 95 vacas aneloradas. Foram utilizados fotos como comparativo