Bourdie
Os artigos e a reportagem de Bourdieu apresenta as desiguldades presente na sociedade que são classificadas de baixa e alta renda.
Há também uma elite que influência as desiguldades desvalorizando as escolas e usando o capital como arma para subordinar os influenciados.
O autor de fato descarta a possibilidade de solucionar esta questão,pois é muito complicada e é preciso um aprofundamento na questão que surge várias respostas.
Embora os problemas ocasionados pela desiguldade ter a ver com a política que é mal administrada,há má distribuição de renda contribui para o aumento do índice de desiguladade no Brasil.
Outro fator,é a grande dispulta que há entre homens e mulheres pelo poder tendo em vista que quanto mais dinheiro tiver mais chances terá e sendo menos sucessivo as chances são menores.A desigualdade deve ser mais discutida e procurar solucionar o problema com mais transparência,porque todos nós sofremos com ele e é prejudiccial para o desenvolvimento da sociedade. De acordo com Nogueira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, citado no artigo de Bourdieu nem sempre as desigualdades sociais se reproduzem completamente em sala de aula. Por sua vez a escola é vista como reprodução de estruturas sociais e de transferências de capitais de uma geração para outra. Muitas vezes eles são julgados pela sua qualidade de conhecimento que já trazem de casa e levam para as mesmas o fracasso escolar. Bourdieu queria presenciar a possibilidade dos alunos superarem esses obstáculos e deixar essas falta de cultura para então começarem do zero. Muitas atitudes são vista como incortonável. Na escola é comum alunos serem descriminados por causa de suas aparências e seus hábitos.