Botânica
A botânica é a parte da biologia que estuda as plantas e os vegetais.
Do mesmo modo que a vida animal, a vida vegetal demorou muitos anos para constituir-se. Os vegetais foram cobrindo praticamente todo o planeta, tanto o solo firme como o submerso.
Se não houvesse vegetais, não seria possível a vida animal, pois, de um modo ou de outro, todos os seres vivos animais alimentam-se de vegetais.
Com o passar dos anos, as florestas foram se organizando em grupos com características especiais, de acordo com as regiões. Surgiram as grandes árvores e outros tipos de vegetais.
As primeiras plantas que surgiram em nosso planeta foram as plantas aquáticas, composta de algas na sua maior parte. Alguns fósseis encontrados indicaram quase três bilhões de anos.
O aparecimento dos vegetais terrestres deve ter ocorrido aproximadamente há 440 milhões de anos, durante o período do Siluriano. Nesse período, houve importantes movimentos da crosta terrestre, e parte dos vegetais marinhos teria sido transferida para o solo firme, aí ficando após o retorno das águas.
Mas os vegetais só se multiplicariam com intensidade no período Carbonífero, ocorrido há 355 milhões de anos aproximadamente, graças às chuvas e ao calor que caracterizaram esse período.
· Origem e Evolução das Plantas[->0]
Classificação dos vegetais
Devido à grande variedade de plantas, tor-na-se necessário colocá-las em grupos para fa-cilitar o seu estudo e reconhecimento. Dessa maneira, podemos classificar os vegetais de acordo com certos critérios e um deles é a presença ou não de vasos condutores de sei-va, que possibilitam a rápida circulação da água e dos nutrientes no interior da planta. No entanto, o principal critério para a classifi-cação das plantas é o reprodutivo. Nesse aspecto, o reino vegetal pode ser agrupado em:
• Criptógamas (do grego kriptos, escondido; gamos, casamento) - são as plantas com órgãos reprodutivos localizados em cavi-dades, portanto não são visíveis, desse modo as