botulismo
Armas biológicas:
Considerada a mais temidas das armas, a biológica tem efeitos devastadores e desconhecidos pela maioria dos médicos.
São vírus e bactérias transformados geneticamente em laboratórios para se tornarem resistentes aos tratamentos. Podem matar ou incapacitar um inimigo, ou animais e plantas de uma nação adversária.
Exemplos de armas químicas e biológicas: Varíola
Ebola
Peste bubônica
Anthrax
Toxina botulínica
Toxina t-2 napalm O botulismo
O botulismo provoca paralisia dos músculos da respiração, levando a pessoa a ter falta de ar. A intoxicação acontece se a água ou alimento contaminado for consumido. Quando alimentos e água já estão contaminados, não tem mais como purificá-lo. Essa doença evolui de 12 a 36 horas após a ingestão desses alimentos. O doente pode morrer em até 48 horas. Não há tratamento para essa doença.
O tratamento contra o botulismo baseia-se no uso de soro antibotulínico. Este soro irá impedir que a toxina que circula no sangue, se aloje no sistema nervoso. Se essas toxinas estiverem alojadas nas células nervosas, elas serão destruídas pelo sistema de defesa do corpo, tornando assim a recuperação da doença muito lenta, pois não existe nenhum tipo de remédio que suprima essas toxinas do organismo.
A toxina botulínica é a substância mais venenosa conhecida. Um único grama de toxina botulínica, dispersa e inalada, Poderia matar mais de um milhão de pessoas.
É considerada uma potencial arma biológica porque é a primeira toxina biológica a ser permitida para utilização no tratamento de doenças humanas. Nos EUA é usada para o tratamento de torcicolo cervical, estrabismo e blefaroespasmo associado à distonia .
Os terroristas têm recorrido ao seu uso como arma biológica plantando aerossóis em vários locais em Tóquio e em instalações militares dos EUA no Japão, pelo menos três vezes entre 1990 e 1995 . Tais ataques falhou devido a técnica microbiológica pobre, deficiente equipamento de aerossol