Bossa Nova
A Bossa Nova é um gênero musical derivado do samba e com forte influência do jazz estadunidense, surgido no final da década de 1950 no Rio de Janeiro. No entanto, apesar de ter surgido no Rio de Janeiro, e de ser conhecido como um gênero musical puramente carioca, há relatos de que a Bossa Nova somente obteve visibilidade em São Paulo, no fim de 1958, com o lançamento do single de João Gilberto que trazia de um lado “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e, do outro, “Bim-Bom”, do próprio João Gilberto. E, a partir daí, o gênero musical tornou-se bastante famoso e apreciado em todo o Brasil, como também internacionalmente.
Principais nomes
João Gilberto foi um dos grandes nomes dentro do gênero musical da Bossa Nova, assim como Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Estes três foram os principais nomes da Bossa Nova que, entretanto, também teve, ao longo dos seus mais de 50 anos, a contribuição de outros artistas de sucesso, como: Newton Mendonça, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Nara Leão, Dori Caymmi, Edu Lobo, Nelson Motta, Miúcha, Wanda Sá, Wilson Simonal, Elis Regina, Toquinho, entre outros.
Músicas de sucesso
Além de diversos músicos de sucesso, a Bossa Nova também conta com muitas músicas que fizeram (e ainda fazem) muito sucesso, marcando sua história, tal como a canção “Chega de Saudade”, de Tom e Vinicius, tida como o marco inicial do movimento. Outras canções deste gênero que devem ser destacadas são: “Desafinado”, de Tom Jobim e Newton Mendonça; “O Pato”, de João Gilberto; “Se todos fossem iguais a você”, primeira parceria de Tom e Vinicius, “Samba de uma nota só”, também de Tom Jobim e Newton Mendonça; “Bim-Bom”, de João Gilberto; “Meditação”, que, apesar de aparecer em um dos álbuns de João Gilberto, era de autoria de Tom e Newton Mendonça; “O Barquinho”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli; “Corcovado”, de Tom Jobim com a contribuição de João Gilberto; “Influência do Jazz”, de Carlos Lyra; “Águas de Março”, de