Bordeline
UNICASTELO
FACULDADE DE PSICOLOGIA
Borderline e Paranóide
Orientador: Prof. Fabío P. Santos
São Paulo-2013
Borderline O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), também conhecido como Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável, é um distúrbio mental com um padrão característico de instabilidade na regulação do afeto, no controle de impulsos, nos relacionamentos interpessoais e na a auto – imagem metas preferenciais e internas (incluindo sexualidade), oscilações de humor tendência em se envolver em relações intensas e instáveis.
Não podendo ser confundido com as crises de identidade da adolescência, a personalidade instável Bordelaine afetam mais as mulheres.
O Transtorno de Personalidade tem como causa comum, histórico de abuso físico e emocional, sendo considerada em Estresse Pós- Traumático ( Gunderson e Sabo, 1993).
Os indivíduos, tendem a atingir maior estabilidade em torno dos 30 ou 40 anos (DSM-IV-TR). A classificação Internacional de Doenças – Volume 10 (CID-10), da Organização Mundial da Saúde, tem um diagnóstico comparável chamado de Personalidade Emocional Instável – Tipo Borderline (F60.31). Critérios Diagnósticos do DSM-IV-TR Para O Transtorno de Personalidade Borderline
1. Esforços Frenéticos no sentido de evitar um abandono real ou imaginário (não inclui comportamento suicida ou automutilante, coberto no critério 5). 2- Um padrão de relacionamento interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremo de idealização e desvalorização. 3-Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da