muay thai
A história do Muaythai funde-se com a história da própria Tailândia, país que se consagrou como uma verdadeira arte marcial. Com mais de 2.000 anos de idade, suas origens se confundem devido a inúmeras versões que apareceram nos livros de Muaythai. Dentre elas a que mais convence os praticantes e historiadores é a de que o povo oriundo da China veio a Tailândia em busca de terra fértil e liberdade. No caminho o povo sofreu muitos ataques de bandido, animais; e para se proteger criou métodos de luta chamado “Chupasart”, o qual fazia uso de armas como espadas, facas, lanças, entre outras. O treinamento da luta era imprescindível a todos para a proteção da população.
O uso de armas ornou o treinamento muito violento, podendo causar a morte de muitos praticantes, por isso os tailandeses criaram um método mais suave para que os lutadores não se ferissem muito. Aboliram as armas e a arte marcial passou a ser uma luta de corpo a corpo. Muaythai é uma arte de lutar utilizando cotovelos, joelhos, pés e punhos como armas.
As mudanças e as Tradições
Existem também a lenda de que o Muaythai foi muito usado na guerra para manter os oponentes a uma certa distância e ainda como autodefesa. Assim a arte foi se difundindo por todo país, mas ainda não existiam regras e nem mesmo nenhum tipo de proteção para os praticantes. Foi então que em 1920, adicionou-se à luta algumas regras do boxe inglês como as divisões por peso; o uso de luvas; a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juízes laterais. Isso devido ao alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores.
Com a organização das disputas, mudam-se algumas regras e técnicas da luta, porém algumas características do Muaythai são mantidas graças ao tradicionalismo existente nos princípios em que se basei a arte marcial. Características essas que a diferem das outras lutas como, por exemplo: o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos e que serve