Dilema ético legais
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Professora:
Situações e dilemas ético-legais
2014
Situações e dilemas ético-legais
Iniciamos a presente reflexão apontando que envolvem os objetivos de pesquisa na enfermagem, a partir do entendimento presente no senso comum, que domina os cenários cotidianos.
A pesquisa é relacionada com uma atribuição inerente a produção acadêmica, de buscar titulação e ultrapassar cargos e funções na carreira docente. Sendo esta uma das formas predominantes de representação social dos objetivos da pesquisa na enfermagem.
Profissionais que exercem ações profissionais do cotidiano da enfermagem e que identificam a pesquisa como uma ferramenta capaz de alterar a qualidade da atuação profissional constituem-se minorias.
Identificamos, portanto, naquilo que se relaciona a produção de conhecimentos, uma restrição e descolamento da potencialidade da pesquisa para com o atendimento das necessidades práticas da enfermagem.
É inegável que houve incremento em termos numéricos das pesquisas, que expressam as nossas dúvidas e questões que emergem do mundo prático. Contudo, questionamos se este mundo prático aproveita e assimila as pesquisas realizadas e publicadas na atualidade.
O dilema é uma situação conflitante na sua origem, pois temos sempre situações antagônicas, ambas difíceis ou penosas. Torna-se uma questão ética quando envolve valores morais ou construídos através de subjetividades valorativas.
Portanto em um dilema ético a pesquisa pode nos ajudar a resolver determinados conflitos, pois as mesmas no esclarecimento acerca dos determinantes, no conhecimento dos fatores intervenientes e no delineamento da complexidade favorecendo a elaboração de opções, soluções ou formas de enfrentamento nos conflitos identificados e nas situações analisadas.
A ética possui vários entendimentos e pode ser trabalhada sob diversas