Muay thai
Índice
Conteúdo
De onde veio?
Muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional.
O muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. A sua origem encontra-se enraizada com os primórdios históricos do povo tailandê. Esta forma de luta havia sido utilizada enquanto método de defesa sobre possíveis invasões dos povos oriundos das planícies do curso inferior do Rio Chao Phraya.
Regras e regulamentos
O muay thai trata-se de um desporto de combate feroz, isto justifica a existência de regras fundamentais enquanto desporto de alta competição. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contacto total bastante eficiente.
Nesta modalidade desportiva as regras podem variar conforme a entidade organizadora. O Comité de Jogo do muay thai é composto por três juízes, um árbitro de ringue e um responsável máximo pela supervisão do confronto. Cada um tem funções específicas na observação do combate, no cumprimento das suas regras e na atribuição da vitória a um lutador.
Num combate de Muay thai, a atribuição da vitória está sujeita às regras e aos seguintes regulamentos:
É declarada vitória quando o oponente sofre um knock-out.
Quando é atribuído um KO técnico, este pode ser validado nas respectivas condições:
Quando um lutador é seriamente ferido ou debilitado;
Quando um lutador não consegue continuar depois de um intervalo;
Por recomendação do médico
Faltas e violações às regras
Segundo o regulamento mundial de Muay thai: