Crack
O que é o crack?
No surgimento da droga, o Crack era chamado de “base”. Basicamente, é uma cocaína fumada. Surgiu para popularizar a cocaína principalmente pelo seu baixo custo. Sua produção consiste em: uma mistura de cocaína em pó(ainda não purificada), após dissolvida em água e acrescida de bicarbonato de sódio(ou amônia) é aquecida. O aquecimento separa a parte sólida da liquida. Após a parte sólida secar, é cortada em forma de pedras. Por não passar pelo processo final de refinamento pelo qual passa a cocaína, o crack, possui uma grande quantidade de resíduos das substâncias utilizadas durante todo o processo. Prontas para o consumo, as pedras podem ser fumadas com a utilização de cachimbos, geralmente improvisados. Ao serem acesas, as pedras emitem um som, daí a origem do nome “crack”
Sua origem
O Crack é feito a partir de restos de refino da Cocaína. É mais um derivado da planta de Coca, assim como a própria Cocaína e o Oxi. A cocaína causa uma imediata sensação de euforia(Assim como o crack), seguindo de uma intensa depressão, tensão e avidez por mais droga. A droga acelera a frequência cardíaca, causando espasmos musculares e convulsões. Além disso, causa perda de apetite, pupilas dilatadas, pânico e psicose, além de outros efeitos.
Por quê o Crack e não a Cocaína
Fazendo uma rápida analogia, o Crack, por ser uma droga relativamente barata, é mais popular entre as pessoas de menor poder aquisitivo. Já a Cocaína, é popular entre os mais ricos, justamente por ser uma droga mais cara e mais pura.
O preço é diferente justamente pela pureza da droga. Na fabricação do Crack, são adicionados outras substâncias nocivas, barateando a matéria prima.
Caminhos, sensações e consequências
O caminho da droga
No momento do uso, a fumaça do crack entra no sangue através dos pulmões, se espalha pelo corpo e atinge o cérebro em cerca de 10 segundos. Já no cérebro as substâncias da droga são absorvidas na região responsável pelo prazer e ali se ligam aos