Bophal
Tópico 1
Planejamento e controle da produção são as informações para as tomadas de decisões, táticas operacionais ( o que produzir e comprar, quanto produzir e comprar, quando produzir e comprar e com que recursos produzir)visando atingir os objetivos da empresa.
Sistemas MRP II/ERP se baseiam no calculo da necessidade de recursos a partir das necessidades futuras dos produtos, Just in time, sistema da programação da produção com capacidade finita em simulações por computador. Estes são as 3 alternativas e lógicas mais utilizadas.
Independente da lógica utilizada deve ser capaz de apoiar: Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização; Planejamento de material comprado; Planejar estoques de matéria prima, produto semiacabado e produto final nos pontos certos; Programar atividades de produção para que os recursos sejam utilizados de maneira correta e prioritária; Ser capaz de informar a respeito dos recursos e das ordens; Ser capaz de prometer curtos prazos e cumpri-los; Ser capaz de reagir eficazmente.
O planejamento de necessidades futuras é uma característica essencial nos processos decisórios que envolvem recursos. A partir do momento que se toma uma decisão, quanto tempo para que esta se realize eficazmente, com tudo incluso( recrutamento, treinamento, distribuição). Dependendo o tamanho podemos demorar mais de anos para se realizar. É necessário enxergarmos a longo, médio e curto prazo dependendo do tamanho de nossas decisões tomadas hoje.
Planejar os materiais comprados é muito complexo, pois não podemos comprar a mais nem a menos, não podem chegar nem antes nem depois. Não pode faltar para não interferir no processo de fabricação e não podemos ter em excesso para que não tenhamos gastos com estoque.
Planejar os níveis adequados de estoques (M.P, Semiacabados e finais ). As empresas buscam trabalhar com “zero estoque”, mas deve se ter cuidado para que não fiquem vulneráveis a