Desastre de Bophal
UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
HIGIENE E SEGURANÇA INDUSTRIAL
Prof.: Ernesto Becker
Alunos:
Breno Jose da Silva Lucindo
Edeiverson Garcia de Oliveira
Erica Felizarda de Oliveira
Isadora de Carvalho Pena
Tiago Viveiros de Souza Lacerda
O Desastre:
A tragédia de Bhopal foi um desastre industrial que ocorreu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norteamericana Union Carbide. É considerado o pior desastre industrial ocorrido até hoje, quando mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases.
07 de Dezembro de 1984 – Folha de São Paulo
A cidade de Bhopal fica a beira de um grande lago Upper Lake, quase no centro da Índia. Com mais de um milhão de habitantes na época.
Causas:
O acidente foi resultado da inesperada reação química deste gás com água que ocorreu nas instalações da indústria multinacional de agrotóxicos, a qual produzia condições para que houvesse alimentos para uma Índia em plena expansão populacional nas décadas de 60 e 70.
O pesticida produzido pela Union Carbide era conhecido como Sevin, que agia atacando o sistema nervoso dos insetos. Sua produção envolvia substâncias muito perigosas e na noite do dia 3 de dezembro, estas substâncias ficaram fora de controle.
O MIC é usualmente sintetizado a partir de metilamina e fosgênio Em seguida, MIC reage com alfa- naftol para formar o inseticida conhecido como Sevin, o qual foi introduzido no mercado em 1958.
Reação:
Durante a etapa de manutenção, a adição de água promoveu o entupimento dos canos, em virtude da sujeira que acumulou-se com a lavagem. Com isto, a água começou a fazer o caminho inverso que deveria. Devido a alta reatividade do MIC, a interação entre os dois líquidos seria altamente perigosa.
Falta de Planejamento:
Pelo planejamento da empresa, deveria existir um impedimento da entrada de