Bonita
Nele, são analisados os itens descritos a seguir.
Aspectos técnicos - por exemplo, a escolha das máquinas e dos equipamentos a serem utilizados.
Aspectos econômicos - a localização da empresa, do mercado e dos competidores, os produtos a serem comercializados, a logística de transporte.
Aspectos financeiros - a previsão de faturamento (receita), o cálculo dos custos fixos e variáveis e a previsão de resultados (lucros ou prejuízos).
O plano de negócios auxilia na tomada de decisão sobre levar adiante o projeto. Com planejamento, as chances de sucesso de um negócio aumentam substancialmente. Atualmente, o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras, nos primeiros cinco anos de existência, ainda é alto.
As razões são conhecidas e não se limitam somente ao caso brasileiro. Em países desenvolvidos, notadamente nos Estados Unidos, esse fenômeno também ocorre.
Diversas instituições brasileiras, como federações e associações empresariais, universidades e Sebrae, entre outras, têm feito um esforço para promover o desenvolvimento empresarial brasileiro.
Causas de fechamento
De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae envolvendo todos os estados brasileiros, entre agosto de 1998 e junho de 1999 (Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas), foram identificadas três causas decisivas para o fechamento precoce das micro e pequenas empresas:
O porte do empreendimento
No universo de micro e pequenas empresas, quanto maior o porte, maiores as chances de sucesso do negócio. De acordo com essa pesquisa, o percentual de pequenas empresas em atividade superior ao de extintas. O mesmo não se pode dizer das microempresas.
Com estas, ocorre exatamente o contrário: há, entre elas, maior percentual de empresas extintas do que em atividade, principalmente nos três primeiros anos.
Experiência do empreendedor
O conhecimento de que o