sociologia
Turma: Odontologia 2014/2 – 1º período
Disciplina: Sociologia
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
"Mas porque é que eu penso assim?", "Porque sou assim?", "Porque faço isto desta maneira?".
Para compreendemos os nossos problemas pessoais, temos que nos situar num determinado período, num certo quadro histórico e numa determinada realidade social. A capacidade que temos em associar todos esses elementos e relacionar com o comportamento de um indivíduo. O equilíbrio entre a razão e a emoção é um caminho que nos leve para uma evolução mental e espiritual.
De acordo com o sociólogo americano Charles Wright Mills. Imaginação sociológica significa olhar para as coisas de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados na vida quotidiana, mas sim olharmos numa perspectiva mais vasta. Outra característica é a de corresponder à capacidade de mudarmos a nossa perspectiva para uma nova, sempre na tentativa de conseguirmos uma visão total da sociedade e de todos os elementos que dela fazem parte.
Esta definição introduz o conceito de Imaginação sociológica; artifício no qual permite uma identificação dos reflexos de questões estruturais da sociedade sobre as perturbações na vida individual.
Sendo assim não é de se estranhar que geralmente os homens comuns sintam dificuldade de enfrentar a quebra de padrões e modelos proporcionada pela ampliação dos horizontes resultantes dessas mudanças. É um período no qual se tem informação sobre tudo e discernimento sobre nada.
Apesar disso, nesse processo, informação e discernimento não são o suficiente para preparar os homens para lidar com o sentimento de inconformidade decorrente das alterações. Estamos em um período em que a consciência humana tornou-se limitada à delicada capacidade de visão do homem comum inserido apenas ao mundo visível ao seu redor.