Bombas
R: O principio de funcionamento da bomba centrífuga é na criação de uma zona de baixa pressão e de uma zona de alta pressão, acelerar o fluido, assim para o funcionamento, é necessário que a carcaça esteja completamente cheia de liquido e que o rotor esteja mergulhado no liquido. Devido à rotação, o liquido que se encontra entre as palhetas no interior do rotor é arrastado do centro para os lados pelo efeito da força centrífuga. Então o fluido sai do rotor e é jogado na carcaça que contorna o rotor. A bomba de deslocamento positivo o princípio de funcionamento baseia-se na hidrostática, de modo que um aumento da pressão é realizado pela orientação das paredes da câmara, que variam em volume. Neste tipo de bomba temos apenas um determinado volume ou capacidade, Se esse volume não pode ser alterada, então dizemos que a bomba está fixado volume. Então a principal diferença é que uma acelera o fluido e a outra empurra utilizando a pressão.
2 - Cite 3 exemplos de bombas volumétricas. Escolha uma delas e faça um esboço.
R: Pistões, Engrenagens e Lóbulos.
3 - Qual o campo de aplicação das bombas centrífugas axiais?
O campo de aplicação é o seguinte, Circulação contínua de soluções corrosivas/abrasivas, polpas abrasivas de salmoura e lixo de processos, processos de cristalização e evaporação (salmoura, água do mar), fábricas de sal, fábricas de materiais químicos diversos, fábricas de regeneração, tratamento de água, fábricas de potassa.
4 - Qual a vantagem de aplicação de um rotor aberto quando comparado a um rotor fechado em uma bomba centrífuga?
R: A vantagem é que com o rotor aberto pode ser aplicados fluidos com partículas
EX: Areia.
5 - Defina o que é e quando se aplica uma bomba centrífuga multiestágio? Qual a unidade de pressão característica de bombas centrífugas?
R: A bomba centrifuga de