Bombas
1 – Bomba de deslocamento positivo
Sintomas – Ruído, vibração e temperatura \ Análise Aspecto-impacto e Perigo-risco
Tipos de Inspeção – Intervalos de inspeção Os principais requisitos para que uma bomba tenha um desempenho satisfatório, sem apresentar nenhum problema,são:
• instalação correta;
• operação com os devidos cuidados e;
• manutenção adequada.
Inspeção visual que consistiu na verificação de avarias na carcaça, limpeza, lubrificação dos rotores, testes de fluxo, análise de vibrações. A inspeção visual das bombas, acessórios e equipamentos tem por finalidade observar: integridade e funcionamento esperado do equipamento garantindo assim, a segurança pessoal e execução dos serviços. Alguns exemplos de verificação: a correta fixação das bombas às suas bases (Evitar/Minimizar vibração), a inexistência de amassamentos na carcaça, conservação de documentação, TAG e selo do fabricante, verificar vazamentos, ruídos, vibrações e temperatura de operação, etc. A análise de vibrações é realizada para identificar problemas originados por falhas onde ocorre impacto metal-metal. Engrenagens e rolamentos danificados e desgaste abrasivo são exemplos de falhas que produzem ondas de choque. A inspeção deve ser freqüente seguindo o planejamento de inspeção preditiva e preventiva em questão.
Mesmo tomando todos os cuidados com a operação e manutenção, os engenheiros freqüentemente enfrentam problemas de falhas no sistema de bombeamento. Uma das condições mais comuns que obrigam a substituição de uma bomba no processo, é a inabilidade para produzir a vazão ou a carga desejada. Existem muitas outras condições nas quais uma bomba, apesar de não sofrer nenhuma perda de fluxo, ou carga, é considerada defeituosa e deve ser retirada de operação o mais cedo possível. As causas mais comuns, são:
• problemas de vedação (vazamentos, perda de jato, refrigeração deficiente, etc.)
• problemas