Bombas para a
Prof. Dr. Ariovaldo José da Silva
1
Classificação Geral das Máquinas Hidráulicas
• Maquinas Motrizes
– Transformam a energia hidráulica em trabalho mecânico, fornecido, geralmente, sob a forma de conjugado que determina um movimento praticamente uniforme (turbinas hidráulicas, rodas-d’água)
• Máquinas Geratrizes
– Recebem trabalho mecânico fornecido por uma máquina motriz, e o transforma em energia hidráulica, comunicando ao líquido um acréscimo de energia sob as formas de energia potencial de pressão e cinética (bombas hidráulicas)
• Máquinas Mistas
– Transformam a energia hidráulica sob uma forma na outra. Funcionam como transformadores hidráulicos (ejetores, pulsômetros, carneiros hidráulicos).
2
Bombas Hidráulicas
• Definição – Bombas são máquinas geratrizes que transformam a energia mecânica recebida de outra máquina em energia de pressão ou cinética. São consideradas como máquinas operatrizes hidráulicas quando realizam o trabalho útil de deslocarem um líquido.
3
Classificação das Bombas Hidráulicas
• As bombas hidráulicas são classificadas de acordo com o mecanismo de transferência de energia destas para o fluído em:
– Bombas de deslocamento positivo ou alternativas; – Bombas hidrodinânicas ou turbobombas – Bombas especiais (bomba com ejetor, pulsômetro, bomba de emulsão de ar)
Dependendo do tipo de bomba, a forma de transferência de energia ocorre por conversão direta em pressão ou em energia cinética.
OBS.: O Hydraulic Institute estabelece quatro classes de bombas: centrífugas, rotativas, de êmbolo (pistão), e de poço profundo (tipo turbina)
4
Bombas de Deslocamento Positivo
• São bombas que comunicam aumento de pressão ao fluído, através de elementos com movimento alternativo ou rotativo, sem trocar energia interna na massa líquida. – Bombas alternativas: bombas de pistão ou êmbolo e bombas de diafragma. – Bombas rotativas: de rotor simples (palheta, pistão, elemento