Bomba Deslocamento positivo
Fernando Cantarino Borges (I)
Lucas Tavares de Oliveira (II) Marcelo Flor Gustavo (III)
Resumo
Com a evolução dos processos produtivos industriais, cujos avanços persistem em continuar, na busca da maximização da produtividade, motivado pela constante procura por recursos, matéria prima e mão de obra reduzida, não abrindo mão da qualidade. Nesse sentido com o aumento de produção que teve em uma das unidades de fertilizantes em Uberaba. Alguns equipamentos começaram a ter o tempo de vida útil reduzido ou apresentar falhas e problemas diferentes com que a equipe de manutenção da unidade era acostumada a executar. Baseado nisso, este trabalho se propõe a desenvolver uma melhoria para aumentar a eficiência nos acoplamentos internos de uma bomba de deslocamento positivo nesta planta de fertilizantes e consequentemente elevar a disponibilidade da planta e confiabilidade do equipamento.
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas ocorreram em todo o mundo grandes transformações no segmento industrial cujos desdobramentos ainda permanecem em curso. Neste particular, evidenciou-se o processo de maximização da produtividade, em grande parte baseado no novo quadro macroeconômico, marcado pela intensa procura por recursos, como matéria-prima e gêneros agrícolas, bem como busca por mão-de-obra barata, sob o princípio da competitividade.
Na evolução da indústria, a atividade da manutenção passou nos últimos vinte anos por mais mudanças do que qualquer outra atividade. Segundo Pinto e Nascif (2001), tais mudanças são consequências do aumento do número e da diversidade dos itens físicos que têm que ser mantidos, dos projetos muito mais complexos, das novas técnicas de manutenção, assim como dos novos enfoques sobre a organização da manutenção e suas responsabilidades.
Considerada por muitos empresários como dispendiosa e não