Bombas de deslocamento positivo
Centro Universitário UNA – Instituto Politécnico
Bombas Volumétricas de deslocamento positivo
Curso: Engenharia Mecânica – EGM AN-LVB Professor DITIR: Agostinho Gomes da Silva
Nome: Francielly Guimarães, Gabriel Lucas, Glaycon Martins, Hamilton Sabino, Higor Charles, Jessica Lopes, Juliana Fernandes. Werick de Oliveira,
Resumo - Este trabalho aborda o tema de bombas volumetrias de deslocamento positivo na indústria petroquímica. A fim de, demonstrar o porquê da escolha deste tipo de bomba para indústria. Onde e apresentado um estudo teórico, realizado a partir de uma vasta pesquisa.
1. Introdução
As bombas sempre foram um item fundamental para a história da humanidade. Muito antes de 1500 a. C já existiam bombas para irrigação na agricultura.
Uma das primeiras bombas alternativas foi criada por volta de 250 a. C,e era movida por uma roda d'água.
As bombas são de grande importância na história e nos segmentos da industria petroquímica;sendo utilizada para fazer a sucção do petróleo e o transportá-lo até o lugar determinado para a sua descarga,o que geralmente acontece em dutos.
Existem vários tipos de bombas,que são:as bombas de deslocamento positivo,rotativo,de engrenagens,de parafusos,cinéticas. E elas variam em formas e tamanhos. Sua potência é representada por kw e hp. Antigamente eram acionadas manualmente, porém, com a evolução da tecnologia, são acionadas por motores elétricos.
A intenção deste trabalho é estudar e apresentar o funcionamento e o desenvolvimento de uma bomba volumétrica. 2. Revisão Bibliográfica
A indústria petroquímica surgiu na década de 20, nos Estados Unidos, como resultado de pesquisas que visavam á transformação de produtos naturais. Após a segunda guerra mundial, a necessidade de desenvolvimento de produtos sintéticos para substituir os importados.
Com o surgimento desta indústria houve então a necessidade de novas tecnologias para extração e transporte do petróleo,