bom atendimento
O telefone toca e ... demora para atender!
A impressão que se passa ao demorar para atender é que a empresa é desleixada, despreocupada com o atendimento da empresa. Não existe número certo de toques. O ideal é tentar atender o mais rápido possível.
Ao atender o telefone: Alô???
Nunca dizer Alô ao atender o telefone dentro de uma empresa!
Cumprimentos casuais não se encaixam no modelo de atendimento empresarial. O correto e ideal é dizer o nome da empresa + departamento + nome e sobrenome + saudação.
Conceitos Básicos
O tom da fala
Manter o tom e a animação e entusiasmo da fala é imprescindível. Mas sem exageros.
Educação sempre!
Jamais falar de boca cheia, mascando chicletes, bebendo ou fumando. Manter a boca perto do fone sempre, garantindo que o cliente escute perfeitamente o que você está falando. Só aumente o tom de voz caso a ligação esteja muito longe ou quando for necessário.
Volume e velocidade
O volume da voz tem de ser agradável e audível. A velocidade deve ser normal. Nem devagar, nem rápido.
Conceitos Básicos
Espera muito longa
Não é nada agradável para um cliente ficar esperando no telefone. Tenha em mãos os documentos e informações necessários para se atender bem a uma ligação. Papel e caneta, no mínimo, são imprescindíveis. Caso seja necessária a sua locomoção ou tempo para solucionar algo requisitado pelo cliente volte sempre a ele e dê opções, como por exemplo retornar mais tarde, ou deixar um contato para retorno.
“Mas eu não tenho nada a ver com isso”
Tem sim! E cliente irritado não é fácil. Mesmo que você não tenha absolutamente nada a ver mesmo com o problema em questão, dê toda a atenção necessária ao cliente. Lembre-se que ao atender o telefone e estabelecer contato com um cliente, você é a empresa e tem a responsabilidade de realizar um bom atendimento e acompanhar a solução do problema do cliente.
Conceitos Básicos
Gírias não!
Nunca use gírias ou diminutivos como