Bolsas de Valores
Módulo: 4
Atividade:Individual
Título: Instrumentos de Política Monetária
Aluno:
Disciplina:Introdução a Economia
Turma:
Introdução
A Política Monetária brasileira é definida de acordo com a atuação das autoridades monetárias, Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central do Brasil (Bacen), através de instrumentos financeiros que controlam a liquidez do sistema econômico. Suas diretrizes estão relacionadas à quantidade de dinheiro em circulação no país, pois sua principal função é preservar o poder de compra da moeda.
O objetivo desse trabalho é dizer como os instrumentos da Politica monetária, podem ser usados para conter a tendência inflacionária, em um cenário em que a economia brasileira mostre tendência a queda de juros.
Instrumentos de política monetária
São instrumentos utilizados pelo o Banco Central com a responsabilidade de conduzir a política monetária.
Os instrumentos da política monetária são visto como um conjunto de ações que autoridades econômicas usam para controlar a oferta da moeda e a taxa de juros.
Cabe ao Banco Central, emitir moedas, ser o guardião das reservas bancárias, promover empréstimos de liquidez aos bancos comerciais, realizar operações de mercado aberto e o fazer o controle seletivo de crédito.
Temos os seguintes instrumentos:
Recolhimento Compulsório - É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central. O recolhimento compulsório tem por finalidade aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País. Quando o Governo precisa diminuir a circulação de moedas no país, o Banco Central aumenta a taxa do compulsório, pois desta forma os bancos comerciais terão menos crédito disponível para população, portanto, a economia acaba encolhendo.
Ocorre o inverso quando o Governo precisa aumentar a circulação de moedas no país.
Operações com Títulos Públicos - Também conhecido como Open Market (Mercado Aberto), e considerado um dos mais eficazes,