Bolsa familia
O Brasil possui um índice muito elevado de concentração de renda e de riqueza em um pequeno percentual de pessoas. Grande parte dessas famílias vivem em situação de pobreza, desta forma o Governo Federal criou programas sociais e de transferência de renda que pudessem contemplar estas famílias e garantir a estas o custeio de suas necessidades básicas.
Um dos principais programas criados pelo Governo foi o Programa Bolsa Família. Ele foi implementado em vários municípios, principalmente os mais pobres, sendo esta uma estratégia importante para combater a pobreza extrema destes municípios. A proposta do Bolsa Família é promover uma articulação com novos Programas e Políticas Sociais para facilitar a adoção de ações intersetoriais e ao mesmo tempo garantir direitos à atenção em saúde, educação e assistência Social.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O público alvo do Programa Bolsa Família são famílias que possuem renda per capita inferior a R$ 169, 00 reais mensais, tendo prioridade àquelas que possuem crianças em idade escolar, gestante ou pessoas idosas.
O presente projeto de pesquisa visa, portanto conhecer as implicações e os objetivos do Programa do Governo Federal, o Bolsa Família. Bem como as questões que o circundam, as condicionalidades, os benefícios, e os problemas.
OBJETIVO GERAL
- Conhecer as implicações e os objetivos do Programa do Governo Federal, o Bolsa Família.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Compreender as condicionalidades do Programa Bolsa Família;
- Analisar através de pesquisa bibliográfica as funções e os objetivos do Programa Bolsa Família;
- Compreender o impacto do Programa Bolsa Família na realidade social da população.
JUSTIFICATIVA
O presente estudo se justifica mediante a importância do programa de transferência de renda do Governo Federal – Bolsa Família, na garantia dos mínimos sociais. E de acordo com esta importância discutir a funcionalidade do programa diante do enfrentamento destas famílias da