BOLSA FAMILIA
Introdução
O Programa Bolsa Família é um projeto de cunho social, de iniciativa governamental que visa retirar famílias do índice de miséria através de uma distribuição de renda direta.
Com o auxilio do programa é possível proporcionar um aumento da renda familiar, o gera maior inclusão social, uma vez que a família é beneficiada com programa também diminui o índice de trabalho infantil, o menor não mais precisará trabalhar para ajudar no sustento da família.
Assim haverá inserção de mais jovens na educação básica, no ensino técnico e na educação superior, o proporcionará mão de obra especializada no mercado de trabalho, o programa também gera um aumento do mercado “consumidor”, que irá fomentar a economia, tanto regional, quanto nacional.
É obrigação do Estado garantir a inclusão social e o cumprimento dos direitos sociais previstos na Constituição Federal, criando ferramentas que funcionem em prol da população menos favorecida, levando-a a emancipação financeira.
O Programa bolsa família coloca em evidência uma recente diminuição da desigualdade no Brasil condicionado pelas transferências de rendas, e para receber tal beneficio existem vários critérios definidos que devem ser cumpridos.
Com toda esta avaliação surgem vários questionamentos; como é definido esta renda familiar, inclui todas as famílias e pessoas privadas da cidadania, como é avaliada as situações que separam os pobres dos não pobres.
1- Desenvolvimento
CRITERIO DE RENDA
É muito difícil identificar a pobreza inserida nos contextos em uma sociedade, devemos compreender toda área social, econômica, política e moral. Como analisar a pobreza, ela vem de um caráter econômico ou de um caráter moral.
Este pensamento vem deste o séc. XVI e aumentando com a Revolução Industrial POLANY I(2000) aponta que este fato surgiu com os agricultores cercavam e roubavam as terras comuns e demoliam as casas dos pobres contribuindo para formação das populações